O domínio realiza a função de relacionar nomes a endereços IP(Internet Protocol) e vice-versa.
Cada servidor na Internet tem seu endereço IP, representado por uma série de quatro números separados por pontos (por exemplo, 123.45.67.254). Entretanto, assim como os números de telefone, nem sempre é fácil memorizar uma série numérica tão longa.
O domínio permite que as pessoas utilizem nomes, em vez de números, para acessar Web sites e enviar e-mails.
A extensão localizada à extrema direita de um nome de domínio (como .com ou .net) é denominada domínio de primeiro nível ou TLD (top level domain).
Há mais de 270 domínios de primeiro nível de diversos tipos:
– Os TLDs genéricos não-patrocinados (gTLDs), ou domínios internacionais, são .com, .net, .org, .int, .arpa, .biz, .info, .name e .pro. Os TLDs não-patrocinados operam sem qualquer organização patrocinadora e normalmente possuem menos restrições para registro do que os TLDs patrocinados.
– Os TLDs genéricos patrocinados (gTLDs) incluem .edu, .gov, .mil, .aero, .coop,
.museum, .jobs, .mobi, .travel, .tel, .cat e .asia. Um TLD patrocinado é um domínio especializado com um patrocinador que representa a comunidade atendida por aquele TLD.
– Os TLDs de duas letras (.br, .ar, .mx, .uk, .de, etc.) correspondem às abreviações oficiais com duas letras de mais de 250 países e territórios. Estes domínios são denominados TLDs com código de países ou ccTLDs, na forma abreviada. Cada um está relacionado a uma instituição de registro responsável pela operação do domínio de acordo com as políticas locais (por exemplo, para registrar um nome em alguns TLDs, você deve ser residente local).
O registro dos domínios internacionais .com e .net é rápido, fácil e pode ser feito por qualquer pessoa, entidade ou empresa, não sendo necessário a apresentação de nenhum documento específico. São domínios reconhecidos e utilizados globalmente que proporcionam credibilidade e visibilidade, além de assegurarem a identidade do seu negócio na Internet.
Veja também: